Perda Auditiva e Tratamento para Câncer

Tempo de leitura: 1 minuto

Informação para seus pacientes.

Os médicos têm um vasto conhecimento sobre os diversos efeitos da quimioterapia e da radioterapia. Entretanto, nos últimos anos pesquisas demonstram os riscos da perda auditiva ou outros problemas relacionados (ex. zumbido) após o tratamento de câncer nos pacientes. Estes estudos revelam uma forte correlação entre a perda auditiva e o tratamento do câncer, devido principalmente aos medicamentos utilizados na quimioterapia.
É importante para o médico e o paciente terem ciência sobre as possíveis conseqüências do uso de ototóxicos durante o tratamento do câncer, como por exemplo a perda auditiva permanente.
Ototoxidade e sua relação com o tratamento de câncer.
Medicamentos da quimioterapia ou radioterapia podem causar a ototoxicidade, que por consequência pode gerar uma perda auditiva temporária ou permanente, dependendo do tipo e duração do tratamento.
A ototoxicidade ocasiona uma perda auditiva neurossensorial (PANS),devido às drogas e aos componentes químicos que atingem o ouvido interno, onde as células ciliadas da cóclea vibram em resposta às ondas sonoras.

Gostou deste artigo? Clique no mapa abaixo e encontre a clínica mais próxima de você. Aumente agora a sua qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *