Zumbido no ouvido tem tratamento, sim!

Tempo de leitura: 2 minutos

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já sentiu algum tipo de zumbido no ouvido, seja ele ocasionado pela exposição continuada a um som muito alto, como em uma casa de shows ou, ainda, após observar uma queima de fogos de artifício. Zumbido é a sensação de um ruído indesejado, em um ou nos dois ouvidos, sem que haja um som externo. No entanto, o que é para ser um incômodo temporário, para 28 milhões de brasileiros e 24% da população mundial, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), é algo presente 24 horas, por dia, todos os dias, que pode levar à dificuldade de escutar, concentrar-se, dormir, ler, se relacionar e, até mesmo, de trabalhar. A boa notícia, porém, é que, apesar de muitos ainda desconheceram, o zumbido tem, sim, tratamento e solução! Lamentavelmente, muitas vezes, o paciente chega ao consultório com a informação equivocada de que o zumbido não tem tratamento. As pessoas muitas vezes chegam desiludidas, com quadros graves de depressão.

De onde vem o zumbido?

Zumbido, ou tinnitus, em Inglês, vem da palavra em Latim “tinnire”, que significa tocar ou soar. O incômodo pode afetar pessoas de qualquer idade, assim como um ou os dois ouvidos. De acordo com a fonoaudióloga, as vias auditivas captam a vibração dos sons gerados no ambiente e os enviam, como impulsos elétricos, ao cérebro. O problema acontece quando essas vias começam a mandar esses impulsos ao cérebro, sem que haja um som externo sendo gerado. Embora possa ser percebido o dia todo, o zumbido é mais notado em momentos de silêncio, como na hora do sono, e pode ser parecido com um apito, chiado, cigarra, grilo, abelha, cachoeira, panela de pressão, entre tantos outros descritos.
Cada vez menores e mais discretos, existem aparelhos auditivos específicos para o tratamento do zumbido, assim como para os casos de perda auditiva associada, da Siemens Audiologia.

Programa de suporte ao tratamento de zumbido

O programa de suporte ao tratamento de zumbido é uma terapia sonora oferecida, exclusivamente, pelas revendas certificadas de aparelhos auditivos Siemens. O objetivo do tratamento é melhorar a reação do paciente em relação aos sintomas do zumbido. Qualquer pessoa que tenha zumbido, com ou sem perda auditiva associada, e apresente reação negativa ao sintoma pode beneficiar-se da terapia. As atividades do programa foram desenvolvidas com base no protocolo Tinnitus Activities Treatment, desenvolvido pelo Dr. Richard Tyler, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Os procedimentos incluem várias etapas, que vão da identificação da causa do problema junto a um médico otorrinolaringologista, passando pela avaliação auditiva do paciente pelo fonoaudiólogo até a escolha do tratamento mais adequado, que inclui o uso de aparelhos auditivos ou de geradores de som portáteis ou, ainda, a utilização dos dois. Cada caso precisa ser muito bem avaliado. A partir desta investigação, será identificado e recomendado o tratamento mais indicado.
Gostou deste artigo? Clique no mapa abaixo e encontre a clínica mais próxima de você. Aumente agora a sua qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *