Você sabia? Surdez súbita pode estar ligada á osteoporose.

Tempo de leitura: 1 minuto

Estudo publicado pela revista de endocrinologia e metabolismo, Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, mostrou que as pessoas que têm osteoporose têm o dobro de chance de desenvolver surdez súbita (SSHL, perda de audição repentina) do que as pessoas sem a doença.
O estudo examinou registros médicos de 10.660 habitantes taiwaneses, os quais foram diagnosticados com osteoporose entre 1999 e 2008, e de 31.980 pessoas sem a enfermidade. Os participantes que foram diagnosticados com osteoporose têm um risco 1,76 mais elevado de desenvolver surdez súbita que o grupo de controle.
Os pesquisadores taiwaneses não estão seguros de quais são os mecanismos biológicos responsáveis pela correlação entre osteoporose e perda auditiva súbita. No entanto, eles teorizam que fatores de risco cardiovascular, desmineralização óssea, inflamação e disfunção endotelial podem contribuir para a associação. “Os pacientes com osteoporose devem estar cientes de que precisam de ajuda médica, caso venham experimentar surdez súbita”, afirma um dos pesquisadores, Kai-Jen Tien, do centro médico na Taiwan, Chi Mei Medical Center.
Fonte: Hear-It e deficiência auditiva
Gostou deste artigo? Clique no mapa abaixo e encontre a clínica mais próxima de você. Aumente agora a sua qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *